Pandemia provoca revisão do conceito de “sede própria” para as empresas

Tem coisas que a pandemia trouxe e que vão ficar. Não são apenas tendência e já viraram realidade no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Há uns cinco anos, era consenso de que ter o imóvel próprio para a empresa era sinal de prosperidade e até uma certa ostentação. Plaquinhas de “Sede Própria” ainda são vistas em muitas sedes. Quando maior e mais robusta a construção, melhor era a empresa.

E veio a pandemia do Covid-19 e com ela o trabalho remoto, o trabalho em casa, o home-office. O #ficaemcasa desocupou um universo incrível de imóveis comerciais e de serviços ao redor do mundo. Aqui no Brasil, todas as grandes cidades apresentam inúmeros imóveis destinados ao comércio e aos serviços completamente vazios. Muitos com variadas e desbotadas placas de vende-se ou aluga-se.

O vírus trouxe a realidade do trabalho remoto e a diminuição da necessidade de grandes estruturas físicas. Uma grande sede não é mais algo tão importante para boa parte das atividades econômicas.

Grandes escritórios já vinham se tornando coisa do passado, mas ainda resistiam bastante. Mas o contexto da pandemia foi a pá de cal para essa “necessidade”.

Agora, ainda que a Covid esteja ativa em todo mundo, muito empreendedor, dono de negócio, empresário, tem se dado conta de que o trabalho em casa pode ser bom para todos. E tem um fator importante depois que tudo estiver decantado no ambiente do #ficaemcasa: o custo com a manutenção de prédios. Sim. Grandes prédios geram custos que podem ser usados para o marketing e até para implementar a produção.

Algo que há até pouco tempo era tão importante, como ter um grande prédio como sede própria, agora pode um outro destino. O dinheiro investido no imobilizado e depois a despesa em mantê-lo bonito e funcional, agora sendo destinados para o core business. O foco do negócio. E tem muita gente que se ajustou a essa nova realidade e está se saindo muito bem.

Publicado por Miguelito Medeiros

Editor da Rivazto, consultor de Marketing, Comunicação & Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: