ESG. Você ainda vai se preocupar com essa sigla

ESG. Sigla para Environmental, Social and Governance. As três letras significam que as empresas precisam ter responsabilidades ambientais, sociais e de governança. Na área ambiental, é fundamental que haja equilíbrio e sustentabilidade com o ambiente natural onde ela esteja instalada. Na parte social, a esperança é que a companhia trabalhe com respeito às pessoas, com diversidade em todos os níveis e com bom relacionamento junto às comunidades. Na parte da governança, o cuidado com as boas práticas de gestão e respeito às leis são fundamentais para um bom relacionamento com os interessados na empresa. Desde acionistas até consumidores finais. Com boa governança, fazer relacionamento com os governos municipais, estaduais e nacional fica mais fácil e transparente.

O termo ESG surgiu pela primeira vez no segundo semestre de 2004, quando a Organização das Nações Unidas propôs a agenda da iniciativa Who Cares Win – Connecting Financial Markets to a Changing World. A iniciativa, traduzida mais ou menos como Quem se Importa Vence – Conectando mercados financeiros para a mudança no mundo, surgiu como uma atualização dos termos que trabalhavam as responsabilidades ambientais e sociais. Foram reunidas instituições financeiras de nove países. O Brasil foi representado pelo Banco do Brasil.

Nos últimos 17 anos, o termo foi sendo cada vez mais absorvido pelo ambiente corporativo em todos os principais mercados globais. As grandes empresas estão buscando se enquadrar nos conceitos, especialmente porque os mercados consumidores estão cada vez mais exigentes. E, cada vez mais, buscando comprar de quem cuida do social, do ambiental e da boa governança.

Para se manter no mercado, para vender mais e participar das cadeias globais de valor, dos mercados internacionais, as companhias vão precisar – de maneira crescente e contínua – se enquadrar no conceito ESG. Quem não fizer isso, vai ter muita dificuldade nos negócios. (Miguelito Medeiros)

Publicado por Miguelito Medeiros

Editor da Rivazto, consultor de Marketing, Comunicação & Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: