Open Banking vai ajudar na educação financeira

Aos poucos, os clientes dos bancos vão se acostumando com o Open Banking, que é o sistema de compartilhamento de dados dos clientes entre as instituições bancárias. Desde o início do ano, os bancos e financeiras autorizadas pelo Banco Central são obrigadas a oferecer a plataforma que vai tornar possível o “passeio” das informações bancárias dos clientes.

Este “passeio”, ou o compartilhamento das informações bancárias só será feito a partir de uma autorização dos clientes. O sistema do Open Banking brasileiro é inspirado no sistema inglês, que começou a ser implantado em 2018. No Brasil, o sistema está funcionando, por etapas, desde o início deste ano. Toda a funcionalidade da plataforma estará disponível até dezembro.

Preocupações

Sim, elas podem surgir para os clientes. Para quem tem bons relacionamentos com os bancos, o Open Banking pode ser uma coisa boa. Especialmente com taxas diferenciadas, mais baixas, para quem paga suas contas em dia, não extrapola os limites de crédito e mantém uma regularidade nas operações.

Já para quem não paga as contas em dia, recebe muitas ligações de cobranças de bancos, o Open Banking pode vir a ser um problema. Todas as informações, aos poucos, serão compartilhadas entre os bancos. Aí fica ruim para que precisa de crédito. Os encargos, juros e taxas irão às alturas. Mais do que hoje.

Apesar destas preocupações, o Open Banking é bom. Para quem tem algum problema financeiro, mesmo que não esteja em situação de “nome sujo” em listas de proteção do crédito, é uma boa oportunidade.

Oportunidade de se educar financeiramente e tentar, de várias formas, colocar as contas em dia e ficar mais seguro para enfrentar as surpresas financeiras do cotidiano. (Miguelito Medeiros, consultor de marketing)

Publicado por Miguelito Medeiros

Editor da Rivazto, consultor de Marketing, Comunicação & Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: