Geraldo Rufino ensina a ter coragem na trajetória de empreendedor

Para quem busca sua independência na carreira e montar o próprio negócio, Geraldo Rufino pode ser o seu melhor mentor on line. Toda segunda-feira, Geraldo Rufino usa suas redes sociais para fazer o “Segundou”, uma série de vídeos motivacionais para aqueles que se aventuram no empreendedorismo.

Geraldo Rufino é o cara. Nascido muito pobre no interior de Minas Gerais, ele conquistou um espaço de destaque no meio empresarial paulista. Mas não foi tudo às Mil Maravilhas. Geraldo cona que quebrou seis vezes até chegar ao sucesso que é hoje.

Perdeu uma lata de leite cheia de trocados quando tinha menos de dez anos de idade. E também perdeu coisa de 15 milhões de reais nos anos 2000.

Esses tombos e a as experiências de cair e levantar que Geraldo Rufino leva nos seus vídeos. São legais, sinceros, divertidos e motivadores.

A história de Rufino é fantástica. Aqui um pouquinho delal

Saiu de Minas Gerais para a capital paulista. O pai havia perdido tudo na pequena plantação de café. Depois de duas geadas, os pais de Geraldo Rufino decidiram rumar para São Paulo. Desembarcaram na Estação da Luz e se estabeleceram em uma favela.

Aos sete anos perdeu a mãe. O pai gostava da instituição casamento. Após ficar viúvo, casou mais dez vezes. Geraldo Rufino diz que não sabe quantos irmãos por parte de pai tem. Por parte de mãe são cinco irmãs e dois irmãos. Geraldo é o caçula.

“Sempre fui rico, só faltava o dinheiro”, dia Rufino, fazendo uma referência aos ensinamentos da mãe. A mulher simples, sem estudo formal, sedimentou na cabeça do pequeno Geraldo valores que ele levou para toda a vida. “A gratidão por se quem eu sou, talvez tenha sido o principal deles”, lembra o empresário.

Ainda menino, trabalhou como catador de latinha, vendia frutas na feira, se virava. Tudo antes dos 16 anos, quando tornou-se office-boy do Playcenter.

Trabalhou bastante, além do que lhe era exigido. Ao mesmo tempo em que estava no Playcenter, já empreendia com serviços de frete com seus irmãos.

Depois do Playcenter aventurou-se a vender caminhões até que um revés na estratégia da montadora fez o plano ir por água abaixo. A montadora resolveu sair do mercado brasileiro.

Nos anos noventa, resolveu organizar o mercado de desmanche de caminhões. Comprava os caminhões usados dos frotistas, desmontava e vendia as peças. Hoje a JR Diesel é uma das maiores recicladoras de peças de caminhões do mundo. Atende frotistas e seguradoras, além de abastecer um enorme mercado de peças usadas de reposição.

Com a empresa nos eixos, nos últimos dez anos se dedica ao incentivo ao empreendedorismo. Já fez mais de 350 palestras em todo o Brasil e escreveu dois livros de sucesso. Nos livros, Rufino fala do poder da positividade e da sua história.

O empresário também é uma figurinha carimbada nas redes sociais. Toda segunda-feira faz vídeos incentivando as pessoas a empreenderem. Mesmo que não quer ser dono do próprio negócio vê em Geraldo Rufino um mentor para melhorar de carreira. “As pessoas podem empreender sendo empregadas, dando o seu melhor, sendo íntegras e proativas”, diz o empresário. “Isso vai fazer a diferença na vida delas”.

Vale a pena seguir Geraldo Rufino nas redes sociais. Ele é um cara inspirador e tem dado toques muito importantes para quem está começando uma carreira de empreendedor. Dicas como manter-se firme, mesmo com todas as adversidades (sim, é difícil), aprender a lidar com o fracasso, não ter medo de fazer as coisas, ou fazer com medo mesmo, são alguns dos pontos tratados pelo empresário nos seus vídeos de toda segunda-feira. (Miguelito Medeiros, consultor de Marketing, Comunicação & Política)

Publicado por Miguelito Medeiros

Editor da Rivazto, consultor de Marketing, Comunicação & Política

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: